Pages

domingo, 1 de novembro de 2009

Abóbora




A abóbora também chamada jerimum no Norte e Nordeste, é um vegetal da família das Cucurbitáceas, que se destaca sobretudo por sua riqueza em pró-vitamina A e pelo seu conteúdo em fósforo, cálcio e ferro.








Folhas - São boas contra a erisipela. Usam-se em friccções, da mesma forma como as flores. Folhas frescas, contundidas, aplicam-se sobre queimaduras.
A seiva das folhas faz desaparecer verrugas.
Os
pecíolos das folhas, fritos em azeite de oliva, aplicados em cataplasmas, ao peito, trazem bons resultados em casos de pneumonia.
Flores - Em fricções, dão bons resultados contra a erisipela, dissipando o inchaço. Ligeiramente assadas e aplicadas ao ouvido, são eficazes contra as otites. Sementes - São calmantes e refrescantes. Em emulsão, prestam bons serviços nas inflamações do tubo digestivo, da bexiga e da uretra.
Para combater a bronquite, prepara-se uma emulsãoi da seguinte maneira: 50 gramas de sementes descascadas, moem-se com uns 20 gramas de açúcar e acrescentam-se uns 80 gramas de água. Tomam-se várias colheradas por dia.
Polpa - Crua ou cozida, serve para preparar cataplasmas emolientes que se aplicam sobre queimaduras do primeiro grau e sobre inflamações externas, furúnculos e antrazes.
É laxante e diurética.
A polpa também é alcalinizante, portanto, boa para os que sofrem de artritismo. É rica em fosfatos e é tônica para o cérebro. É muito rica em globulina, e é boa para o fígado, os rins e os intestinos. Deve ser usada cozida pelos que sofrem de hemorróidas.

0 comentários:

Postar um comentário